O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues,esteve em Brasília, nesta quinta-feira, 4, para cumprir agenda institucional voltada ao fortalecimento e desenvolvimento da região amazônica, e para tratar das obras de saneamento da Prefeitura de Belém no Igarapé do Mata Fome, no bairro do Tapanã, e do Programa da Bacia da Estrada Nova (Promaben).
Reunião – O gestor municipal se reuniu com representantes da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP), para fazer um balanço sobre o Encontro de Lideranças Municipais pela Amazônia Urbana, realizado em Belém no final do mês de julho, que reuniu prefeitos na ilha do Combu, onde foi discutido o desenvolvimento sustentável da Amazônia e os desafios da região.
Ainda na reunião em Brasília, foi tratado sobre o programa Cities4forest, do qual a cidade de Belém faz parte. O programa tem o objetivo de conservar, restaurar e gerenciar, de forma sustentável, a natureza, especialmente as florestas, em prol do bem-estar humano.
Participaram da reunião, no Distrito Federal, o titular da Secretaria Municipal de Coordenação-Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Claudio Puty, e os representantes da FNP, Gilberto Perre, Paulo Oliveira e Jeconias da Silva Junior.
Adesão – Em seguida, o prefeito Edmilson Rodrigues se encontrou com membros da Associação dos Municípios do Brasil (AMB), para assinar a adesão da cidade de Belém junto à entidade.
A AMB É uma sociedade civil, de âmbito nacional, que opera em regime de cooperação com os municípios, instituições, entidades estaduais, federais e internacionais.
Com a adesão, a capital paraense fará parte do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), por meio de indicação da AMB.
Com isso, a Prefeitura de Belém, junto com outras entidades que fazem parte do conselho, vai poder acompanhar e avaliar a execução dos planos e programas regionais da Amazônia, determinando as medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos, diretrizes e metas do órgão.
Saneamento – Ainda na capital federal, o prefeito Edmilson Rodrigues se reuniu com representantes do Ministério da Economia para tratar das obras do igarapé do Mata Fome, no bairro do Tapanã, e do Promaben, programa de saneamento que atende os bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
Promaben – Para o igarapé do Mata Fome estão previstas obras de macrodrenagem do igarapé, rede de esgoto, urbanização e a construções de habitações. O projeto vai beneficiar mais de de duas mil famílias.